4 de maio de 2008

Rock do Título! A democracia embriagada!!!


Estudante, veja como é simples se tornar um “cidadão” embriagado:

1º passo: Transfira urgentemente o seu título de eleitor para Ouro Preto...
2º passo: Após a transferência do título, dirija-se ao Rock do Título e troque o seu título de eleitor por 2 cervejas!

Com quantas cervejas se constrói a democracia?
Diante do exposto, convidamos você a refletir sobre como os organizadores do “Rock do Título” estão colaborando para que os estudantes da UFOP exerçam sua cidadania.

1) Além de uma contribuição ao efetivo exercício da cidadania por parte do alunado da UFOP, existirá algum interesse não declarado dos organizadores do “Rock do Título”? Não pretendem estes lançar um candidato para concorrer a um cargo público nas próximas eleições municipais, defendendo interesses privados de parcela dos estudantes da UFOP dentro do poder público?

2) Será que a única forma de envolver os jovens universitários da UFOP nos assuntos políticos da cidade é através de um “Rock”?. É possível desenvolver uma discussão produtiva sobre o valor e a necessidade da participação política do estudante num espaço como este?

3) Será que estamos reeditando a milenar prática política do pão e circo, agora com cerveja e curtição? É possível caminhar em direção ao óbvio reproduzindo e reforçando a norma?

O coletivo Amar e Mudar as Coisas adverte: Se beber, não vote!

2 comentários:

Cotidiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
observador.critica.ufop disse...

Caros simpatizantes e fiéis interlocutores do blog Amar e Mudar as Coisas,
Escrevo esta missiva para relatar-lhes um fato ocorrido na Calourada Unificada "organizada" pelo DCE.
A calourada corria muito bem... o som estava legal, as bandas tocavam, a bebida estava vendendo muito bem, o atendimento no improvisado bar era rápido, como de se esperar, pois cada membro republicano do DCE trouxera seu personal-bixo para trabalhar "voluntariamente". Os membros do próprio DCE curtiam o seu "rock" e observavam o "seu" belíssimo trabalho, que os enchia de soberba... Tudo corria como o pomposo DCE engendrou!
Eu, um fiel observador da hipocrisia ufopiana, estava a exercer esta minha função, quando um fato me deixou perplexo:
Vi um sujeito agredir fisicamente uma jovem que trabalhava no bar. Logo, vendo o desenrolar da confusão, procurei saber quem eram aquelas pessoas envolvidas no tumulto. A jovem era caloura, ou melhor personal-bixo de um membro do nosso DCE. E o rapaz era um republicano, desses que não são um dos "federalistas", mas os louvam chegando até a imitá-los. O motivo da arruaça, disseram-me que simplesmente não existia, o meliante estava embriagado e deu uma bofetada na face da bixete, depois de tentar agredí-la com a tampa do freezer. A caloura gritava descontroladamente que exigia polícia (risos...). Até que o nosso perspicaz DCE (bêbado, mas sagaz!), levou a caloura para um lugar reservado e lhe disse algo que a fez calar, mas não acalmar...(risos novamente!)
Enfim, a festa, ou melhor, "rock" acabou e até onde sei, nenhuma providência foi tomada. Em minha opinião, para não deslustrar a rutilante calourada (onde os calouros estão no balcão atendendo os "veteranos") promovida pelo (pelo???) DCE.
Agora só nos resta as indagações, meus caros interlocutores...
Até onde vai a frialdade, o calculismo e o indiferentismo dessas pessoas, ou melhor, desses universitários que nos representam? Qual é o sentido do vocábulo respeito para esses nossos "amigos"? Será que eles só conhecem a apatia, quando os interessam? E a solidariedade?
Consultem o vernáculo, meus caros, pois os valores estão sendo mesmo perdidos e esses são os nossos representantes.
Transfiram rapidamente o Título eleitoral, pois precisamos continuar a nossa árdua tarefa de alienar (ou seria melhor, adestrar?) os nossos calouros, pois aqui nesta universidade não admite-se diversidade, aqui, onde é preciso disciplinar os calouros! Só se é aceito pela hipócrita atual sociedade republicana, se você é um bixo que batalha vaga e anda com a cabeça no vaso sanitário, como vemos por aí...

Graduando de Direito