12 de novembro de 2007

Sobre o REUNI

Cabe analisarmos alguns fundamentos do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI, para suscitarmos, em seguida, algumas questões relativas à atual redimensionalização da universidade e dos estudantes.

Porque não somos a favor do REUNI

O REUNI é um programa deste governo que visa dobrar o número de alunos no ensino superior público
em 5 anos. No entanto, o aumento do número de alunos não é proporcionalmente seguido do aumento de infra-estrutura, corpo docente e técnicos administrativos. O Reuni propõe que a relação aluno/professor aumente de 12/1 para 18/1, o que dificulta o incentivo a pesquisa e empobrece a efetivação da principal função da universidade diante da comunidade: o ensino e a extensão. Em suma, pretende-se aumentar o número de alunos e não de professores na sala de aula. Dentre outros fatores, o Reuni torna obrigatória, a todas as instituições que aderirem ao programa, a meta de aprovação sem critérios de 90% dos alunos após a duração do curso, o que contribuirá para a precarização da universidade pública tal como aconteceu com o ensino fundamental e médio após a ditadura militar. Diante disso, podemos levantar a seguinte questão: o estudante não precisa ser avaliado quanto a conhecimentos adquiridos em seu curso? Ora, o que pretende a Universidade senão a formação e transmissão de conhecimentos? Um aluno pode adquirir status acadêmico através da referida aprovação? As medidas que esse projeto do governo pretende impor no ensino visam somente a resultados estatísticos no que diz respeito apenas ao número de formandos, colocando a própria qualidade profissional em último plano.
É importante ressaltar que somos a favor de abertura do número de vagas na universidade pública, desde que haja o bom aproveitamento por parte dos alunos ingressantes e que a universidade tenha suporte para tanto.
A UFOP, como tantas outras universidades públicas, sofre com um processo de precarização do seu ensino e de sua infra-estrutura, antes mesmo da adesão ao Reuni, como a diminuição da presença de professores qualificados devido ao uso abusivo de professores substitutos. Aderir ao REUNI, que não aumenta o investimento proporcional ao aumento dos alunos, não iria tornar os problemas da UFOP ainda mais graves, além de criar novos problemas? Como superlotação dos RUs e uma demanda muito maior por moradia? Expandir sim, mas com qualidade! Vimos este ano uma grande resistência por parte dos estudantes de federais ao REUNI, só no mês passado se iniciaram 13 ocupações de reitoria com a pauta contra o projeto em suas universidades. Participe desta luta, discuta o REUNI !

A Redimensionalização da Universidade e dos Estudantes

Diante tal quadro, podemos ver que a universidade torna-se, a cada dia, um braço mutilado de nossa sociedade, fechada em seu academicismo empinado, enquanto é aproveitada indevidamente por interesses escusos. Já nós, os estudantes, cedendo aos interesses de uma ordem fria, preferimos recolher-nos no nível da unidimensionalidade e do tecnicismo, assistindo entorpecidos aos assassinatos cruéis de nossas consciências, recusando o total e verdadeiro desenvolvimento de nossas potencialidades humanas em troca do conforto de uma preservação manipulada: dar-nos-ão o título, o emprego e o destino, numa sociedade completamente mecanizada, dedicada à máxima produção e consumo materiais dirigida por computadores; e, nesse processo social, o próprio homem está sendo transformado numa parte da máquina total, bem alimentado e distraído, porém passivo, não-vivo e com pouco sentimento.
A nós estudantes, cabe dizer: não nos tardará o dia em que lamentaremos ter estudado numa universidade, que hoje é a causa eficiente de nosso automatismo. E não nos faltarão, em breve, oportunidades para que nos espantemos diante a imensidão do futuro imutável, enquanto que morrem calados os momentos propícios para que falemos. Ainda permanece inerte o quadro contraditório do qual preferimos nos silenciar, com o álcool na boca e a vista turva, aceitando passivamente o acaso que, por sua vez, acabará inevitavelmente tornando-se fatalidade.
Devemos, por fim, decidir se nós sairemos da pátria do orgânico, do humano, rumo à direção do abstrato inorgânico, do imutável e do imóvel. Mesmo essa instituição que, por essência, deveria potencializar ao máximo todas as nossas capacidades, não fará mais do que nos formatar e nos transformar em mercadorias eficazes, capazes de manter o consumo insustentável do qual se alimenta a nossa sociedade.

Um comentário:

R.F. disse...

O que vejo na universidade é que poucos alunos querem estudar realmente, alguns outros estudam somente o necessário para passar nas disciplinas e outros ainda nem sequer fazem o mínimo esperado. Desse ponto de vista acredito que o 'reune' será interessante, pois pode aumentar aquela primeira classe de alunos que falta nos faz, apesar de aumentar também as outras classes.
Uma outra coisa que eu queria dizer é que achei que o texto poderia ter menos frases de efeito.