5 de março de 2008

Encontro “UFOP: Mais cursos, mais vagas, mais oportunidades para você” dia 12/03.

Divulgado no site da UFOP:

05-Mar-2008

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realiza, em 12 de março, o Encontro “UFOP: Mais cursos, mais vagas, mais oportunidades para você” no Centro de Convenções, de 13h30min às 15h. O objetivo é apresentar aos dirigentes de escolas de ensino médio, coordenadores pedagógicos, professores vinculados à 25ª Superintendência Regional de Ensino e aos cursos preparatórios para o vestibular, informações sobre o 2º Vestibular UFOP de 2008, que conta com duas novidades: a implantação do Reuni e a Política de Ação Afirmativa para egressos de escolas públicas.

Em dezembro de 2007, a UFOP aderiu ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), um dos projetos do governo federal criado a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O Reuni é um programa que visa criar condições para a ampliação do acesso e permanência no ensino superior, pelo aproveitamento da estrutura física e de recursos existentes nas universidades federais.

O Projeto Institucional reestruturado a partir do Reuni inclui a criação de quatorze novos cursos de graduação, sendo que oito desses serão oferecidos a partir do próximo semestre, o aumento no número de vagas dos cursos já existentes, aumento no número de técnico-administrativos e de docentes e mudanças na infra-estrutura dos campi da UFOP.

Além disso, a UFOP, a partir do próximo processo seletivo, adotará para cursos de graduação a política de ação afirmativa para candidatos egressos de escola pública.


Mais informações www.ufop.br


2 comentários:

Leo F Reis disse...

O site da UFOP disponibiliza artigos onde se encontram opiniões tanto a favor do REUNI quanto contra ele, inclusive um dos artigos contra é do Reitor da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Outro artigo interessante é o do Reitor da Unb, que apesar de não falar diretamente do REUNI, trata de um problema sério nas universidades, a sua autonomia quanto controle externo da igreja, do Estado ou da administração.
O link onde se encontram esses artigos é na parte de baixo da página principal da UFOP, onde está escrito: REFORMA UNIVERSITÁRIA - Espaço de discussão

Mangará disse...

Pessoal, o Coletivo esteve presente na Palestra e infelizmente o público-alvo (profissionais da área da Educação foi minoria).
Devido à outros compromissos os representantes da UFOP (Reitor e prof Gilberto) não permaneceram por muito tempo no local o que dificultou o diálogo. Em relação ao prof Gilberto (que expôs as vagas advindas do REUNI) não foi feliz na apresentação fazendo analogias como: Em uma Indústria precisamos que 100% dos produtos saiam (se formem,) mas após nossa intervenção o prof se desculpou mas enfim.. Não podemos deixar de pensar sobre essa Ilustração acerca do que o Reuni: uma fábrica de diplomas.
Apesar do prof Gilberto não ter dado muita abertura ao corpo discente,fomos bem recebidos pelos demais representantes da UFOP.
Diante do fato consumado cabe à nós, estudantes, lutar pela qualidade da Universidade.
Sobre os 30%, cabe uma maior discussão sobre políticas afirmativas, cabe também a divulgação para a Comunidade ouropretana à respeito.